terça-feira, 28 de outubro de 2014

O Ministério da Saúde Adverte: Cirurgia Bariátrica Não é Milagre

Eu já não aguento mais esse comportamento dos médicos, se você tiver sobrepeso, for gordinha ou obesa como eu, lá vem a frase: - Errr...você já considerou se submeter a uma cirurgia bariátrica?
Minha paciência tá esgotando com isso, eu já ODEIO ir ao médico, e com esse discursinho superficial de sempre eu vou acabar me estressando com um....

Fofíssimos, eu não tenho nada contra quem fez, vai fazer, até mesmo porque uma pessoa da minha família irá se submeter a uma nesta quarta-feira; a minha bronca é com a banalização da cirurgia. Alguns médicos saem indicando sem nem fazer anamnese do paciente. Está acima do peso? Faca nele!!!!

Eu li uma notícia um tempinho atrás sobre a atriz Solange Couto que dizia o seguinte: Atriz se submente a cirurgia na vesícula e aproveita para fazer redução de estômago.....hein??? Como assim, quem acreditou nisso? Cirurgia de estômago não é assim não, mesmo o mais irresponsável e descuidado dos médicos passa uma dietinha antes e uma penca de exames....

A cirurgia é indicada quando a pessoa possui obesidade mórbida ou alguma doença associada a obesidade ou já fez acompanhamento por 2 (DOIS) anos com nutricionista e endocrinologista, sem perder peso, fazendo DIETA E EXERCÍCIOS. Só que na prática, os médicos não se prendem muito no detalhe dos dois anos de tratamento e nisso muitos incautos seguem para o centro cirúrgico.

O paciente irá precisar de acompanhamento médico e psicológico pro resto da vida! Com muitas limitações e riscos, pois o estômago é reduzido e durante 2 anos, você não sente muita fome, só que depois desse período o organismo  faz uma compensação e volta a produzir os hormônios que eram produzidos na região que foi extraída, aí amigo, sua fome será igual a antes de operar.....

Ao meu ver os médicos deveriam estar mais preocupados com a saúde não apenas física, mas psicológica do gordinho, pois muitos em desespero, pesquisam e mentem na avaliação psicológica, tudo pelo sonho de ser magro....E a cirurgia não é milagre não! É punk você sair de uma alimentação desregrada para líquida, do dia pra noite, poucos dias antes da cirurgia....a mente sente o baque. Quem nunca passou por isso provavelmente irá subestimar essa experiência horrorosa, por isso lanço o desafio, experimente ficar 4 dias só bebendo líquidos não gordurosos e sem açúcar e depois leia o post de novo....

Não estou fazendo apologia a obesidade, nem levantando ancinhos e tochas contra os cirurgiões que fazem este tipo de procedimento, só estou expressando MINHA opinião e preocupação com a banalização disto, como se fosse um passe de mágica.

Eu defendo o fim do sedentarismo, meu amor pela ZUMBA fala por mim nisto(veja a página Aulas: Zumba e Jump), e o direito de escolher ser quem você quiser e acima de tudo o direito de ser feliz, quer seja gastroplastizada ou não!! Se você optou por passar por esta metamorfose, vá em frente, mas procure conversar com outras pessoas que já realizaram o procedimento com o seu cirurgião e com outros, pesquise sobre as técnicas disponíveis, sobre o pré e pós operatório. Pesquise quais alimentos você poderá ingerir e como, converse muito com a equipe médica, tire todas as duvidas, peça receitas para a nutricionista e não opere se estiver insegura.

E saiba que tudo o que você não faz hoje porque acha que não tem força, você será obrigada a fazer depois da cirurgia. Comer saudável, sem gordura, sem açúcar com atividade física em média a partir do 15º dia, e nem adianta a história de até lá eu já emagreci, porque você não terá emagrecido 30 kg em 15 dias.....Quer emagrecer? Não procure o caminho mais fácil, o caminho das águas, busque o caminho que te trará saúde e em consequência emagrecimento, se este é seu objetivo, sem nóias ou distúrbios psicológicos. E se você consegue mexer os braços ou as pernas ou ainda que seja um Joseph Klimber, você poderá se jogar como um peso de papel de uma lado para o outro.....

Espero que não me entendam mal, não sou contra a cirurgia, me preocupo apenas com a banalização e postura de alguns médicos que não explicam direito os prós e contras de uma cirurgia que mudará na marra o hábito alimentar de uma pessoa, pois se comer ou beber  o que não é recomendado pode entrar em coma ou até mesmo morrer.

Por fim, busque o que te fará feliz e realizada e independente de sua decisão, largue o sedentarismo e MEXA-SE!!!






Image and video hosting by TinyPic







Beijões Queen Size,

Nenhum comentário:

Postar um comentário