terça-feira, 15 de setembro de 2015

YouTube chega ao Rio, e não é no seu computador

Cariocas produtores de vídeos independentes ganharão espaço do YouTube (site de reprodução de vídeos) com equipamentos de ponta para executar suas ideias. O YouTube Space Rio abrirá as portas em 2016 no Armazém 1 do Píer Mauá, na Região Portuária. Em evento no Museu de Arte do Rio (MAR) no dia 9 de setembro, o projeto foi apresentado pelo prefeito Eduardo Paes, pelo presidente da Google Brasil, Fábio Coelho, e pelo diretor internacional e idealizador dos espaços do YouTube Lance Podell.

YouTubers (produtores de vídeos para o YouTube) com mais de 2.500 inscritos em seus canais poderão usar o espaço gratuitamente. Câmeras e microfones de última geração, estúdios e suporte técnico entram no pacote de atrações nos quase 2.500 m² do espaço reservado. A ação trabalha com expectativa  de atrair mais de 12 mil criadores de conteúdo nos primeiros três semestres.

Para Paes, a chegada da empresa reforça o sucesso da reurbanização da Região Portuária. “É um passo muito importante, como foi lá atrás derrubar a Perimetral. O que mais precisamos aqui agora são os empreendimentos privados, porque há um limite para o ativismo do estado. O YouTube vem para consolidar nosso projeto”, comemora.

Presidente do Google Brasil entrega placa comemorativa ao prefeito Eduardo Paes
O YouTube Space também oferece cursos, workshops e apoio educacional para quem quer começar um canal do zero. Hoje, Nova Iorque, Los Angeles, Londres, Berlim, Tóquio e São Paulo têm projetos semelhantes. O próximo a ser inaugurado será em Mumbai, na Índia. Depois, em seguida, desembarca no Rio.

Idealizador do projeto, Lance Podell pesquisou durante dois anos diversos pontos da cidade. A Região Portuária foi escolhida. “Existe uma comunidade criativa muito grande neste País. Já era hora do YouTube Space chegar ao Rio, depois de São Paulo. Assim, o Brasil se junta aos Estados Unidos (EUA) como países onde estamos presentes em mais de uma cidade”, justifica.

O evento de lançamento reuniu YouTubers famosos. Três foram escolhidos para gravar na hora com o prefeito: Manoela Antelho, do canal que leva seu nome; Rafael Procópio, professor do Matemática Rio; e Seth Kugel, jornalista norte-americano do New York Times à frente do Amigo Gringo. Juntas, suas contas somam mais de 200 milhões de visualizações.

Seth Kugel, o Amigo Gringo, entrevista o prefeito Eduardo Paes para vídeo de seu canal
Seth, colunista de viagens, criou canal para dar dicas de Nova Iorque para turistas brasileiros. O Amigo Gringo tem mais de 100 mil inscritos e 3 milhões de visualizações. Ele vem ao Brasil frequentemente, mas quase nunca ao Rio. Com a novidade, quer aumentar as visitas à cidade. “Estou inscrito no YouTube Space de Nova Iorque, mas nunca fui. Agora, vou voltar e correr para lá. Aqui no Rio vai ser fantástico, o lugar escolhido é incrível, no centro da cidade, na Praça Mauá”, avalia.
Clique para conhecer os YouTube Spaces pelo mundo.

Texto e fotos: Bruno Bartholini





Beijões Queen Size,

Claudia Rocha GorDivah

Nenhum comentário:

Postar um comentário