quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Gordofobia e Opressão Estética MATAM


No passado eu quase morri por conta de opressão estética e gordofobia. Pois a maneira insana e cruel que me agrediam e rejeitavam por ser gorda me lançou na armadilha da anorexia e bulimia. Por isto vira e mexe eu toco no assunto por aqui ou nos vídeos, pois eu senti na pele o que a intolerância estética pode destruir. Mês passado uma moça chamada Cíntia faleceu após realizar  várias dietas sem acompanhamento nenhum para emagrecer a qualquer custo, ela começou essa jornada para a morte após sofrer gordofobia. Sim este texto será bem sério e em homenagem a todas as Cíntias que perderam essa batalha e não estão mais entre nós, eu poderia ter sido uma , mas felizmente consegui me recuperar à tempo.



Eu fico muito indignada com o ódio que vemos online, a intolerância e perseguição da sociedade aos gordos e mulheres em geral. E mais ainda quando vejo gordas falando mal de outras gordas, tentando silenciar, criticando a roupa, as escolhas, a barriga grande, as dobrinhas, xingando de tudo quanto é coisa como se fossem melhores que as mais gordas e hoje em dia eu nem argumento mais, clico logo em banir pois esse tipo de comentário pode desengatilhar uma série de transtornos, problemas em outras mulheres gordas. Eu prefiro perder mil seguidores e assim tentar criar um ambiente mais amigável para gordas de 3 dígitos do que continuar com esses 1000 seguidores e prejudicar 1 vida. Sim porque nós donos de página pra gordos precisamos ter essa consciência, pelo menos eu penso assim, prefiro perder likes a contribuir para perda de vidas por causa de comentários recheados de preconceito e ódio.

Acho que já passou da hora dos donos de páginas se conscientizarem disso, adms deveriam se ligar nisso em respeito ao seu público. Quem já sofreu o inferno da baixa autoestima, transtornos de imagem e alimentares sabe bem como é prejudicial ler tanta coisa pejorativa sendo dita sobre gordos pro próprios gordos ou ex-gordos! Fora as páginas e grupos de gordos que só falam em emagrecimento e dieta, entupindo a timeline com fotos de "antes e depois"! Simplesmente deprimente! Não sei como não enxergam a incoerência nisso e o quanto isso é prejudicial ao público!

Tem pessoas que montam páginas nas redes sociais pra ficar falando de emagrecimento, do quanto emagreceram, com montagens de fotos do início da dieta e foto atual....e não percebem o quanto isso grita pro mundo que elas ainda precisam de validação e aceitação da sociedade, o problema de autoestima continua ali e agindo assim o problema é ensinado como algo legal, quando na verdade não de veria ser seguido ou estimulado. Sua foto de iogurte com chia não ajuda ninguém mulher! Pelo contrário! Nãos ei se conseguiram entender, mas o que quero levantar aqui é a necessidade urgente de desvincularmos páginas de gordos do tema emagrecimento/dieta! Isso é extremamente prejudicial  e não deveria andar por aí junto como unha e cutícula!

Quer falar de reeducação alimentar e dietas e do quanto sua nutricionista é linda, monte uma página sobre isso! Não iluda gordas que estão com baixa autoestima dizendo que emagrecer é a solução de tudo porque não é! É por causa de gente que pensa assim que vemos tantas pessoas morrendo por causa da ditadura da beleza!Seja mais responsável com o que posta em suas páginas, perfis e blogs nas redes sociais! E todas que eu encontrar que forem assim, deixarei de seguir no ato!

Chega dessa cultura de culto ao corpo e ditadura da magreza!
Basta!






Beijões Queen Size,

Claudia Rocha GorDivah