segunda-feira, 13 de julho de 2015

Origem do dia Do ROCK - 30 ANOS!


E não foi só lá na página que rolou posts especiais com este tema!
Apesar de comemorar a data desde que me entendo por gente eu nunca tive a curiosidade de pesquisar a origem da celebração, então decidi pesquisar e compartilhar com vocês o que eu achei, pois ROCK não é apenas um estilo musical com várias vertentes, mas um estilo, filosofia de vida! Liberdade e Expressão pra mim são as bases dele. 
Eu sempre ouvia nas rádio rock que escutava "hoje, 13/7 é dia do rock" e celebrava ouvindo a programação que nesse dia era mais diversificada.
Como deveria ser, a data que é apenas comemorada no Brasil, nasceu de um mega evento o LiveAid realizado em 13/07/1985, trinta anos atrás, que tinha por objetivo arrecadar fundos e assim ajudar os famintos da Etiópia. Sonho com o dia em que veremos  grandes festivais como este em favor dos mais necessitados, mas isso é história pra outro post. E olha que máximo, 13/7 também é a data, 13/07/1962, de formação do Rolling Stones


Queen no Wembley :





O evento foi organizado por por Bob Geldof, compositor, humanista e vocal da banda BoomTown Rats e Midge Ure (após assistir um documentário sobre a fome na Etiópia, no qual mostrava pessoas em condições subumanas, sem força até para espantar as moscas do  próprio corpo). Os shows rolaram em: Londres e Filadélfia, . A transmissão foi realizada pela BBC para MAIS DE 140 países. 


As apresentações tiveram início ao meio dia em Londres, tendo o Status Quo iniciado o evento. 
O dia ficou na história e muita gente acabou indo junto, esse foi o caso do ex- integrante do Gênesis, Phil Collins. 


Ele foi o único artista a apresentar na edição inglesa e americana do Live Aid. O músico tocou duas músicas e fez dueto com Sting, no estádio de Wembley. Em seguida, viajou para Filadélfia de Concorde e tocou novamente as mesmas canções.


Em sua totalidade, foram mais de 16 horas de música, nas quais mais de 60 artistas se uniram e se apresentaram. Confira abaixo, a lista de artistas e bandas que fizeram história no dia 13 de julho de 85, na ordem em que tocaram no festival.

Show no JFK, Filadélfia:


Bernard Watson - Joan Baez - The Hooters
The Four Tops - Billy Ocean - Black Sabbath - Run DMC - Rick Springfield
REO Speedwagon - Crosby, Stills e Nash
Judas Priest - Bryan Adams - Beach Boys
George Thorogood & the Destroyers (com Bo Diddley & Albert Collins) - Simple Minds - The Pretenders - Santana (e Pat Metheny) - Ashford & Simpson e Teddy Pendergrass - Madonna - Tom Petty
Kenny Loggins - The Cars - 
Neil Young
Power Station - Thompson Twins (e Madonna) -  Eric Clapton - Phil Collins - Robert Plant, Jimmy Page & John Paul Jones
Mathilde's Massacre  - Foto: Reprodução/Facebook
Duran Duran
Patti LaBelle - Hall & Oates (com Eddie Kendricks & David Ruffin)
Mick Jagger (e Tina Turner) - Bob Dylan, Keith Richards e Ron W

Show em  Wembley

Status Quo - Style Council
Boomtown Rats - Adam Ant - Ultravox - Spandau Ballet
Elvis Costello - Nik Kershaw
Sade - Sting - Phil Collins (e Sting)
Howard Jones - Bryan Ferry
Paul Young (e Alison Moyet)
U2 - Dire Straits (e Sting)
Queen - David Bowie
The Who - Elton John (com Kiki Dee e Wham) - Freddie Mercury e Brian May  - Paul McCartney 

                                                                                                                


Achei um artigo interessante da Folha que sugere dez datas alternativas para a comemoração deste dia, quem quiser conferir é só ler aqui.                 
                       
Algumas canções foram lançadas para arrecadar fundos para a causa maior do Live Aid: o combate à fome que assolava a África. Mas a grande canção, que é lembrada até hoje como o símbolo dessa luta é “We Are The World”, composta por Michael Jackson e Lionel Richie, que contou com a participação de grandes nomes da música pop/rock como Cyndi Lauper, Tina Turner, Diana Ross e Stevie Wonder.




Relembrando alguns dos melhores momentos, para aqueles não nascidos na época ou pequenos demais pra se ligar em música:

Black Sabbath


Paul McCartney



Judas Priest



Led Zeppelin com Stairway To Heaven:



                                                                                           
  Tina Turner & Mick Jagger                            




The Who



George Thorogood & The Destroyers






David Bowie 


Queen & Annie Lennox & David Bowie



The Pretenders



Status Quo


Dire Straits


Beach Boys




Se você chegou até aqui parabéns, realmente você tem uma metal love story com o ROCK! Eu ainda teria colocado mais vídeos, mas, eu esgotaria o material pra outros anos kkkk. Não seria ótimo ver isso de novo no mundo? Imagina se o rock In Rio fizesse isso! Mas acho que o difícil mesmo seria encontrar "astros do rock" dispostos a fazer isso, dizem as más línguas que o Bruce Springsteen que era o tal na época não aceitou participar, e acredito que pouquíssimos topariam isso hoje em dia, mas não custa nada sonhar né! Sonhar com um rock mais social, engajado como o rock brazuca dos anos 80, mas de novo, isso é assunto pra outro post.










Beijões Queen Size,

Claudia Rocha GorDivah