quarta-feira, 29 de outubro de 2014

BILHETE ÚNICO ESPECIAL - OBESO E O PRECONCEITO



Como obter o bilhete único especial em SP?

Compareça a um dos 17 Postos de Atendimento a Passageiros Especiais da SPTrans, de 2ª a 6ª, das 8h às 16h, com seu RG e comprovante de endereço com CEP.
Ao obeso é permitido o embarque e desembarque dos ônibus urbanos pela porta dianteira, mediante o pagamento da tarifa e a apresentação do Bilhete Único Especial ao motorista, conforme previsto na Lei nº 11.840 de 28/06/95.
Para obter o Bilhete Único Especial - Obeso, deverão ser apresentados os documentos pessoais obrigatórios. Terá direito ao benefício a pessoa cujo IMC - Índice de Massa Corporal (calculado com a divisão do peso pela altura ao quadrado) for superior a 39,9, comprovado pelos atendentes dos Postos de Atendimento. Não há necessidade de apresentação do laudo médico.


Eu só fico imaginando a cena, o obeso ainda vai ter que subir numa balança na frente de um bando de gente pra provar que é obeso? Ah, mas não precisa de laudo médico.....é bacana a inciativa de sampa, mas pera lá né.

Foto tirada em trem da  SuperVia

Aqui no Rio não me deixaram usar o acesso especial para embarque, acho que não me acharam TÃO obesa kkkkkk............aqui temos em alguns ônibus e em raríssimos trens assentos preferenciais, até hoje só vi em um, só que a população não-obesa desrespeita e ainda se sente indignada por termos este espaço e por usarmos e exercermos nosso direito! 
Não quer sentir o aconchego de um gordinho, não senta no nosso banquinho amarelo oras!! O ônibus pode estar vazio, mas todo mundo adora nosso banquinho....fora o sufoco para sair do banco quando estamos do lado da janela. Eu peço educadamente, delicadamente, com licença? Aí a pessoa só gira levemente o ombrinho ossudo.....Então eu dou meu melhor sorriso e digo:
-Olha eu sou MUITO GORDA, eu não passo nesse espaço....você poderia levantar por favor?
Aí a pessoa fica sem graça e acaba levantando, mas, eu fico pensando e quem não lida bem com isso, se ama e se assume como eu? A sociedade reclama reclama dos políticos, mas numa boa, tem muitos por aí que são piores do que os políticos, que impedem outros de usufruírem de direitos garantidos por lei, pessoas que praticam o preconceito diariamente...depois vem me falar de corrupção, que ninguém defende nossos direitos...A você sociedade doente e nojenta eu digo: ACORDA!!! Deixa essa hipocrisia de lado!!! Vocês colocaram lá pessoas como você: egoístas, corruptas, sem ética e noção de valores! Antes de reclamar veja se você tem respeitado o direito alheio, se você tem usurpado o direito de alguém.
Tenho muitas histórias de transporte público, mas uma das últimas foi demais, o cara magro, mas com uma enorme barriga de chope com uma bolsa de academia parado nas escadas de saída, só que o ônibus estava meio vazio, de manhã, e eu ia descer no ponto perto do trabalho. Pedi licença e o cara falou: - Ué você não consegue passar aí? 
Nisso eu imaginei, ou esse cara quer que eu sarre ele ou acha que sou gato....Falei: Não eu não consigo passar nesse espaço...pode sair POR FAVOR?
O motorista arranca e eu grito, peraêeeeee...eu vou descer...aí lancei meu olhar semi-cerrado "ou sai ou eu te empurro fofo!" e então o digníssimo senhor saiu e me deixou descer.....isso não estragou meu dia, me fez rir, mas me diz uma coisa, só porque eu sou gorda o mundo pode me tratar com esse descaso? Claro que não!! Não se calem diante de situações como estas no cotidiano, não deixem isso estragar o dia de vocês e mais importante, quando o mundinho Plus Size  vai levantar de fato a bandeira do movimento?! 
A gente não quer só Evento! Queremos lutar por nossos direitos!! Eu não quero ser modelo Plus Size! Eu não quero só roupas que me vistam bem. Eu quero respeito! Eu quero meu espaço  e que meus direitos sejam respeitados! Eu sou uma cidadã como outra qualquer, eu pago meus impostos e honro minhas obrigações. E o meu tamanho não concede a ninguém o direito de se meter na minha vida! Se eu quiser dicas de nutrição eu vou procurar um profissional para isso. Se eu quiser emagrecer vou buscar ajuda e orientação médica. Cortem esse papinho de "me preocupo com sua qualidade de vida". Ah vá plantar batatas.....
Enfim, faço um apelo às Musas, Rainhas, Garotas, Gurias, Princesas, Cantoras, Atrizes, Jornalistas, Misses, Modelos e Blogueiros reconhecidos: façam algo além do que já fizeram, levantem a bandeira pela luta de nossos direitos, não apenas no mundo da moda, mas na sociedade! E também me dirijo aos amigos obesos, não aceitem ser tratados de qualquer jeito! Preconceito é crime! Exija seu espaço! Exija seus direitos! Você não é inferior a ninguém por causa do seu peso. Ninguém tem o direito de te desmerecer, constranger, ridicularizar, humilhar, assediar moralmente. Vamos dar um BASTA nisso!!
E para dar um basta nessa sociedade superficial precisamos acabar com a hipocrisia que existe nesse mundinho XGG, onde GG despreza XXGG. Pra sociedade lá fora GORDO, GORDINHO ou GORDÃO é a mesma coisa! Não faça com outros fofinhos o que você odeia que façam com você. Não ache que é melhor porque emagreceu ou porque é mais leve, porque você não é! Caia na real e pare com isso!
E por falar em respeito, para quebrar um pouco o meu tom meio GRrrrrrr! Woof-woof!, segue abaixo a Diva Aretha Franklin, com RESPECT!



Image and video hosting by TinyPic







Beijões Queen Size,